Proposta patronal é recusada! A luta continua!
Hoje, às 10h, no Hotel Grande em Araraquara/SP, ocorreu a primeira reunião de negociações coletivas do setor de sucos. Estiveram presentes representantes das empresas Citrosuco (Sr. Carlos), Cutrale (Sra. Josiane) e LDC (Sra. Aline), além dos representantes da Sicongel (Sindicato das Indústrias de Congelados), da FITIASP (Federação Independente dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo), do STIABVALE (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Bebidas do Vale do Ribeira e Santos) e da FTIA Interior (Federação dos Trabalhadores do Interior).
Durante a reunião, a representação patronal apresentou a seguinte proposta:
Manutenção das cláusulas gerais das convenções coletivas que vigoraram até 31 de abril de 2024.
Reajuste salarial de 3,23% a partir de maio, 3,50% a partir de junho e 4,00% na cesta básica.
Correção do piso salarial e do teto salarial nos mesmos índices.
Correção do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para 1,2 salários mínimos.
Manutenção das contribuições dos trabalhadores nas mesmas regras atuais.
Após um intervalo, a representação dos trabalhadores, reiterando os termos de sua proposta, recusou a pauta apresentada pela bancada patronal. Os representantes dos trabalhadores informaram que pretendem iniciar conversações diretamente com as empresas.
"O patronal, como sempre, apresenta uma proposta muito abaixo do que a categoria espera e acredita, até com certa ingenuidade, que vamos sorrir e aceitar, mas não é assim que funciona, nós representamos trabalhadores e trabalhadoras que desejam uma negociação justa, e a proposta dos patrões definitivamente não é" - Reinaldo (Presidente STIABVALE)
Foram agendadas as seguintes reuniões:
Dia 6 de junho de 2024, às 10h, em Araraquara/SP.
Dia 13 de junho de 2024, às 10h, em Salto/SP.
Fortaleça seu sindicato!